O desafio de incluir pequenos empresários na internet

Neste ano completamos 5 anos que iniciamos um projeto super bacana: o Batismo Digital Empreendedor.

Batismo Digital Empreendedor

Em um cenário onde, acima de tudo, precisamos disseminar informação livre e de qualidade para a população brasileira, também vivemos uma dificuldade de prover internet para a população.  O que é engraçado porque, mesmo com baixa qualidade, abrangência nacional e altos preços, o brasileiro é um dos usuários mais ativos no mundo online.

Mas não adianta apenas dar o acesso para a população. É preciso dar orientação para que as pessoas possam abrir as janelas certas e encontrar novas oportunidades. Sejam estudantes ou empresários. Sendo que no século XXI o acesso a informação não é um dever, mas um direito. E neste sentido que, em 2010, criamos a ação de inclusão digital voltada para empresários, para ser aplicada nas Feiras do Empreendedor do Brasil e em outros eventos.

E deu super certo. Com o pioneirismo dos sócios do Lab, Diego Remus e Marcelo Pimenta, que iniciaram a ação em parceria com o Sebrae Ceará, em Fortaleza, corremos por mais Estados Brasileiros nestes últimos anos. Foram mais de 5.000 empresários “batizados” até agora. O que me deixe super feliz em saber que essas pessoas abriram janelas certas para melhorarem os seus negócios.

Nosso time se responsabiliza por ir até o local, dias antes, para compartilhar conhecimento com monitores/consultores que irão trabalhar na ação. São voluntários, estudantes de informática e funcionários dos Sebraes que estão sempre dispostos a colaborar na ação. E essa é uma das partes mais legais do processo, porque sempre podemos identificar quem realmente abraça a ideia e faz tudo acontecer com muita dedicação.

Em todas as ações fiz questão de realizar atendimentos durante o máximo tempo possível. E a cada empresário que conversava, era uma história diferente. Gente que não sabia usar Facebook, que gostaria de melhorar o negócio mas não sabia onde estudar e até pessoas que não tinham um e-mail pessoal – sim, muitas pessoas ainda não sabem usar e-mail.

batismo digital empreendedor 2

Nós criamos duas etapas de atendimento: Batismo 1.0 e Batismo 2.0. A primeira é para pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com a internet. E a segunda é voltada para pessoas que já possuem e-mail, Facebook e um certo conhecimento das ferramentas online, mas que precisam aperfeiçoar o uso de várias coisas.

De acordo com a necessidade de cada empresário, nós apresentamos uma das soluções gratuitas que fazem parte do programa. Google, Facebook, Twitter, WordPress, Sites do Governo e EAD do Sebrae. O que faz do primeiro passo, de escutar o empresário, uma etapa essencial para entender o que ele precisa e criar empatia na hora de entregar aquilo que ele realmente precisa.

O Sebrae está com uma campanha super bacana que é a do #CompreDoPequeno e que faz todo sentido neste momento em que vivemos uma economia em transformação no Brasil. Para se ter ideia, de 2 milhões de estabelecimentos de alimentação no País, 95% são pequenos. Então pense duas vezes ao escolher o lugar que você irá comer. Invista nos pequenos negócios.

Sou muito grato por fazer parte desta história, à todos os monitores que estiveram conosco pelo Brasil ajudando a incluir empresários no mundo digital. Parece uma coisa boba, mas é um ato grandioso! E a cada conversa, com brilho nos olhos,  com médios empresários e os pequenos, Marceneiros, cabeleireiras, mecânicos, confeiteiras, padeiros, varejistas em geral e toda uma população empreendedora com sede de conhecimento.

Confira abaixo alguns vídeos da ação.

Se quiser acompanhar as próximas ações, você pode curtir a página do projeto no Facebook. E se tiver interesse em realizar a ação em seu evento, entre em contato conosco. Estamos sempre dispostos a fazer coisas novas em prol da nossa sociedade empreendedora.

Anúncios
Esse post foi publicado em Post e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s