Dá mesmo pra ensinar empreendedorismo?

Por Amanda Demetrio

Não faltam cursos, workshops, palestras, intensivões… Estão borbulhando pelas cidades brasileiras as oportunidades para quem quer se capacitar e abrir sua própria startup. Mas dá mesmo pra ensinar empreendedorismo, especialmente para startups? No último mês, conversei com professores, empreendedores e investidores para saber a resposta e o consenso geral é que dá sim, mas dá pra colocar todas as fichas num cursinho qualquer. Os entrevistados deram dicas de que tipo de programação é melhor e falaram do esforço que precisa ser feito por quem quer aprender.

Reunimos (falo no plural, porque o Diego foi vital na confecção desta reportagem) aqui informações sobre os tipos de curso, a questão do aprendizado na prática, o lado que tem que vir do empreendedor, os erros que precisam ser cometidos e algumas “lições básicas” que todo mundo precisa saber antes de começar a própria empresa.

A boa notícia é que dá sim para ensinar empreendedorismo, mas não pode ser só com teoria, é preciso ter bastante prática, segundo Marcelo Pimenta, que idealiza uma série de atividades do Sebrae Nacional pela sua consultoria Laboratorium e foi o idealizador do Laboratório de Startups da ESPM. Ele dá aulas desde 1996 – mesmo ano em que fundou, com seus 3 sócios, a empresa de tecnologia Conectt. “Além do conhecimento, é preciso desenvolver atitudes e habilidades empreendedoras”, diz ele. “Talvez o mais importante seja a vontade de aprender ”.

Anúncios

Sobre Laboratorium

@laboratoriumbr Lab de Inovação 2.0 # Inclusão digital e social # Empreendedorismo # Desenvolvimento Local # Inovação # Gestão Empresarial # Redes
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s