Quase 22 milhões de empreendedores no Brasil – Jovens impulsionam o empreendedorismo

Dados divulgados recentemente pelo Global Entrepreneurship Monitor apontam que temos quase 22 milhões de empreendedores, que representa 17% da população do país.

Jovens de até 24 anos impulsionam o empreendedorismo

Segundo pesquisa da Global Entrepeneurship Monitor (GEM) realizada em parceria com a London Business School, o maior crescimento de empreendedorismo (22,4%) ocorre na faixa de 25 a 34 anos. No entanto, os que têm de 18 a 24 anos estão logo atrás e formam a faixa que mais cresceu na última década.

Quando se toma como parâmetro o IBGE (Instituto Brasileirio de Geografia e Estatística), que classifica o jovem adulto como pertencente à faixa de 18 a 29 anos, pode-se considerar uma parcela ainda maior de jovens com papel ativo na economia brasileira.

Há dois perfis entre os jovens empreendedores: os que abrem o próprio negócio por oportunidade e aqueles que investem por necessidade.

O empreendedorismo por oportunidade é aquele em que o indivíduo inicia uma atividade para melhorar sua condição de vida. No outro extremo, aparece o empreendedor por necessidade, em que as pessoas empreendem para sobreviver, com baixos índices de inovação, não se preparando de forma adequada para enfrentar os riscos e desafios do mundo dos negócios.

Anúncios

Sobre Laboratorium

@laboratoriumbr Lab de Inovação 2.0 # Inclusão digital e social # Empreendedorismo # Desenvolvimento Local # Inovação # Gestão Empresarial # Redes
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s