Empreendedorismo em rede com inovação, missão e propósito. #FeiraDoEmpreendedor

Durante a Feira do Empreendedor da Bahia pudemos acompanhar ótimas atividades e fazer conexões de qualidade com pessoas do bem. E pensando no empreendedorismo na era digital as conexões online X offline são fortalecidas através da percepção que temos de quando conseguimos linkar as oportunidades que a internet proporciona para o mundo real, seja ela na vida profissional, pessoal e nos negócios para fazer acontecer e criar com outras pessoas.

Tive a boa sorte de acompanhar mais uma palestra incrível do Gil Giardelli, que é especialista da era digital. E no decorrer da sua apresentação anotei vários tópicos interessantes que, como de praxe, nos instigam a olhar para o futuro de uma forma diferente, acompanhando uma sociedade imediatista e que quer fazer acontecer, vingando a era da colaboração e quebrando os paradigmas da era da competição, entre empresas e seres humanos.

Segue abaixo vários pontos importantes que estão acontecendo na sociedade em rede que de uma forma ou de outra irão impactar o seu negócio, a sua vida e a de milhões de pessoas.

Teepin
Rede de compartilhamento de idéias. Você tem uma idéia? Está esperando o que para compartilhar? Se você não compartilhar a sua idéia, seja no seu negócio, com os seus funcionários, colegas de trabalho, amigos ou família, uma hora outra pessoa poderá ter a mesma idéia que você e talvez fazer dela algo extraordinário, seja ela qual for. Então aproveite a oportunidade para se conectar com outras pessoas e criar algo colaborativo.

Não existe inovação solitária
A inovação vem das cenas sociais, de pessoas conectadas e apaixonadas.

Sebrae
Há 39 anos orientando micro e pequenos empreendedores em todo o Brasil para que possam alavancar os seus negócios e obter sucesso nos seus empreendimentos. Para isso, existem diversos canais de atendimento, físicos e virtuais onde o Sebrae atua para orientar, capacitar e informar empresários que possuem espírito de procura. Um desses canais é o blog Mundo Sebrae, que conta com mais de 100 colaboradores em um processo de rede colaborativa de idéias para apoiar os empreendedores conectados por todo o Brasil.

Blogue-se

O blog é uma ferramenta simples que permite compartilhar o que você quiser. Seja um blog pessoal, profissional ou do seu negócio. Você poderá postar textos, vídeos, fotos, áudio e muito mais. Uma infinidade de conteúdo que pode colaborar com a sociedade em rede, onde pessoas que estejam procurando por algum assunto específico (o seu) poderão encontrar respostas no que foi postado pelo blogueiro. O processo de criação do blog dura apenas 4 minutos e é gratuito. Segue abaixo duas ferramentas simples que podem te ajudar na criação do seu blog:
WordPress.com
Blogspot.com

Mentes geniosas –Empreendedoras
O empreendedorismo acontece nas mentes geniosas. É o turbilhão de informações que ao passar pelas mentes potenciais passam a inspirar essas cabeças a pensarem em algo inovador, que seja simples, mas revolucionário, e que possua o poder de impactar a sociedade com o propósito do bem. Cada um tem o seu potencial e devemos evidenciar o máximo dele para empreender e fazer acontecer.

Tempo infinito ∞ Bem social coletivo
E era da rede: tecnologia da liberdade, mosaico da colaboração, sabedoria das multidões. Tudo isso é jogado a nuvem onde levam 1 trilhão de horas editando o software da sabedoria das multidões.

Faça um vídeo – Compartilhe !
Em 2014 91% do Conteúdo da web estará em vídeos. É 133 vezes maior do que nas ultimas 3 décadas. Aposte nos novos canais. As pessoas gostam de assistir vídeos e está cada vez mais fácil obter uma câmera ou um smartphone que faça uma gravação de qualidade. Existem diversos sites onde você pode compartilhar seus vídeos. Segue abaixo uma lista de vários deles:

http://www.artistdirect.com/
http://www.blastro.com/
http://www.blennus.com/
http://www.blip.tv/
http://www.bofunk.com/
http://www.bolt.com/
http://www.castpost.com/
http://www.current.tv/
http://www.dailymotion.com/
http://www.devilducky.com/
http://www.findvideos.com/
http://video.freevideoblog.com/
http://www.grinvi.com/
http://www.grouper.com/
http://www.hiphopdeal.com/
http://www.videocodesworld.com/
http://www.lulu.tv/
http://www.metacafe.com/
http://www.midis.biz/
http://www.music.com/
http://www.musicvideocodes.info/
http://www.myspacevideocode.com/
http://www.newgrounds.com/
http://www.pcplanets.com/
http://www.pixparty.com/
http://www.revver.com/
http://www.sharkle.com/
http://www.streetfire.net/
http://www.thatvideosite.com/
http://www.theonenetwork.com/
http://www.videocodes4u.com/
http://www.videocodezone.com/
http://www.vidilife.com/
http://www.vidnet.com/
http://www.vimeo.com/
http://www.vsocial.com/
http://www.web62.com/
http://www.zippyvideos.com/
http://www.videolog.tv/

O poder da revolução na era digital
Está acontecendo em diversos países, o povo está ganhando voz ativa e enfraquecendo, cada vez mais, a mídia de massa que é manipulada pela elite do capitalismo moderno no mundo inteiro. Essa mobilização coletiva que está movendo milhões pelo mundo é a primeira revolução da humanidade que não existe um grande líder. Agora a sabedoria é das multidões.

Leia Manifesto comunista http://www.culturabrasil.org/manifestocomunista.htm
Liga dos justos – comunistas digitais.

Tecnologia X Humanidade:
A economia que dependeu de máquinas diz ao mundo que o futuro é dos cérebros. Não importa que existam e venham novas tecnologias. Elas podem sim facilitar a vida do ser humano, mas não poderão substituir jamais o diálogo vida a vida.

As possibilidades em rede:
Para aproveitar o tempo e ter facilidade de produzir mais em rede, precisamos de disciplina e consciência do potencial da Produção x Capacidade de Produção (P x CP – 7 hábitos – Covey), hoje você pode ter várias carreiras simultâneas. Pode ser professor, guia turístico, administrador, instrutor, colaborador, freela, consultor, enfim. Você será aquilo que deseja e imagina ser. E não adianta falar que não existe tempo para fazer tudo isso. Falta de tempo é desculpa de quem perde tempo por falta de métodos.

Novas tecnologias – A sobrevivência da Televisão
Já existe Tv que permite assistir a 2 canais simultâneos, além de navegar nas redes sociais. A televisão está se adequando a necessidade de assistir e postar nas redes sociais ao mesmo tempo (o twitter e o facebook se tornaram a “sala de estar”). Isso também está mudando a forma de se consumir mídia.
Leia mais sobre no post: http://www.inovadoresespm.com.br/2011/08/o-futuro-da-tv-participacao-mobilidade-redes-sociais-e-transmidia/

A Tecnologia e o Meio Ambiente
Em várias cidades pelo mundo onde pessoas consomem novas tecnologias o Meio Ambiente vive ameaçado, montanhas de lixo crescem 4,8% ao ano. O lixo tecnológico (ou e-lixo) é todo aquele gerado a partir de aparelhos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos e seus componentes. Você sabe onde foi parar aquele velho aparelho celular¿Pensamos então nos nos Chineses que adoram tecnologia. E também adoram piratear essas tecnologias. Mas de tanta troca e pirataria, qual o final disso tudo¿ Eles estão criando montanhas de lixo e ainda não possuem um plano concreto para resolver o problema do e-lixo.

Era na generosidade coletiva
Quem produz e compartilha um determinado conteúdo colabora com a grande biblioteca humana digital, ajudando pessoas que procuram por algo específico e com o mesmo interesse em comum. Hoje em dia apenas 1% do mundo está produzindo conteúdo, enquanto 4% está replicando esse conteúdo. E você? Produz, replica ou simplesmente consome?

Já existem universidades e escolas que compartilham as suas aulas na internet. Em vídeos, apostilas, matérias. Basta ter vontade de estudar para aproveitar tudo que as instituições de ensino pelo mundo oferecem na rede.

A universidade LSBF (London School of Business and Finance) Global MBA – Compartlha videos e conteúdo das aulas no Facebook. https://www.facebook.com/LSBFGlobalMBA

Um outro projeto que nasce do Laboratorium também visa o acesso a conteúdo acadêmico, chamado Uniaberta, tem com o objetivo de iniciar um espaço de crowdsourcing learning.

Mendigo urbano – Vamos ajudar a comprar a cidadania dessas pessoas:
http://mendigourbano.com/

O poder dos F’s: Friends, Fans e Followers
Compartilhar uma informação relevante com amigos vale muito mais do que compartilhar seu estado de espírito, comentários sobre a novela ou um grito comemorando o gol no futebol.  Aproveite as conexões que você possui para sair do digital online para o mundo offline. Criar, colaborar, produzir, agir. Convoque os seus amigos para fazer acontecer. É das redes que eles irão sair para fazer coisas com você. #Meetups #Eventos #Reuniões #Mobilizações #Cidadania #Entretenimento

Feche a sua empresa e abra um negócio
Quebrar paradigmas no empreendimento, seja de organogramas verticais para trabalhar em rede ou novos modelos de negócios para inovar não é nada fácil,  dá trabbalho, mas para quebrar paradigmas da própria empresa é preciso passar por um processo de mudança comportamental e de hábitos adquiridos pelo proprietário (e sócios se for o caso) que afetam todo o modelo de negócio. Nesse sentido que a @VivianneVilela mostrou para empresários na #FeiraDoEmpreendedor que o negócio é muito mais valioso do que a empresa quando enxergado de uma outra forma. Resumindo o propósito da palestra em uma de suas falas na feira: “pra quem presta serviço hoje no mercado a moeda está sendo reputação”. Qualidade no que o seu negócio oferece é essencial para valorizar e sustentar o negócio.

PEGN na internet
Pra fechar o post com chave de ouro, vale falar da presença do seu negócio na internet, seja ele qual for. Pude conhecer a Daniele, que é empresária em Salvador, Baiana de acarajé, tortas, bolos ,doces, salgados, pães e kites congelados. Além de um carisma único que passa no contato vida a vida, ela mantem o contato com amigos e clientes nas redes sociais. Digno de compartilhar o cartão de visita:

Fica a dica para quem quer empreender na vida com uma pitada de inovação que a rede proporciona.

A Feira do Empreendedor da Bahia está cheia de novidades. Agradeço a todos que puderam compartilhar suas experiências e que me inspiraram nesse post.
Veja o conteúdo que está rolando no twitter pela hashtag #FeiraDoEmpreendedor do @SebraeBahia

Imagens: acervo web
Blogando @gustavosanti 

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s